Nosso BERÇÁRIO I




Todo o trabalho desenvolvido no Berçário está baseado na importância da relação afetiva e na liberdade de movimentos, pois acreditamos que esses princípios promovam o bem-estar físico, afetivo e psíquico das crianças.

Valorizamos o potencial de cada criança e em seu protagonismo na construção da autonomia motora. Dessa forma, compreendemos que suas conquistas serão mais significativas, pois foram alcançadas a partir de um esforço próprio e de uma escolha, fortalecendo a criança em suas infinitas aprendizagens.

O brincar espontâneo e o movimento livre norteiam o trabalho no Berçário 1. A atividade autônoma no brincar, fortalece as potencialidades das crianças, além de estimular a vontade de interagir e a capacidade de se sentirem mais seguras. Brincando a criança conhece o mundo, se apropria dele e o internaliza. Por isso nosso ambiente é preparado cuidadosamente e os objetos utilizados geram condições necessárias para que a criança se autodesafie, explore, investigue, aprenda, desenvolva sua inteligência e construa sua personalidade.

Objetivos Gerais de Aprendizagem e desenvolvimento:
Promover o desenvolvimento de vínculos afetivos;
Favorecer o desenvolvimento das variadas formas de expressão e comunicação, permitindo que as crianças se expressem com liberdade.
Permitir às crianças experimentar as diversas propriedades dos materiais, explorar o mundo, segundo seus próprios desejos e possibilidades.
Brincar cotidianamente de diversas formas, ampliando e diversificando suas pesquisas, sua imaginação, sua criatividade, suas experiências emocionais, corporais, sensoriais, expressivas, cognitivas, sociais e relacionais.
Reconhecer seu corpo e expressar suas sensações em momentos de alimentação, higiene, brincadeira e descanso.
Experimentar as possibilidades corporais nas brincadeiras e interações em ambientes acolhedores e desafiantes.
Participar do cuidado do seu corpo e da promoção do seu bem-estar.

Berçário II
Realizar atividades de psicomotricidade que favoreçam a marcha livre.
Iniciar a formação de hábito de refeição à mesa.
Incentivar o jogo simbólico, e promover atividades de artes plásticas.
Compreensão de comandos simples, jogos compartilhados, estímulo à expressão oral através de contação de histórias e músicas.
Estimulação da motricidade fina: uso de massa de modelar, rasgar, amassar, jogos de encaixe, manuseio de livros.
Estas atividades facilitam a futura adaptação ao Grupo 1, ao incentivar, gradativamente, a ação e a autonomia da criança.